[Resenha] A Arma Escarlate, de Renata Ventura

domingo, janeiro 03, 2016



Ficha Técnica

Titulo: A Arma Escarlate
Autor: Renata Ventura
Editora: Novo Século
Edição: 1
Idioma: Português

Sinopse: O ano é 1997. Em meio a um intenso tiroteio, durante uma das épocas mais sangrentas da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, um menino de 13 anos descobre que é bruxo. Jurado de morte pelos chefes do tráfico, Hugo foge com apenas um objetivo em mente: aprender magia o suficiente para voltar e enfrentar o bandido que ameaça sua família. Neste processo de aprendizado, no entanto, ele pode acabar por descobrir o quanto de bandido há dentro dele mesmo.

Minha Opinião:

Confesso que comecei esse livro pensando "Sério uma escola de bruxaria no Brasil ? Vai ter trafico de poções alucinógenas hahah" e é eu estava certa. Esse pensamento foi meio preconceituoso claro, mas a Renata Ventura retratou muito bem como seria uma escola de bruxaria no Brasil , que óbvio que não seria perfeita como a nossa querida Hogwarts e o livro que eu achei que seria uma "fanfic" de Harry Potter ,me surpreendeu com uma história incrível, muito bem elaborada e bem pesquisada, e o mais legal de tudo é que honra a nossa cultura e me fez refletir nos meus preconceitos quanto ao meu próprio país.

Hugo (ou Idá) é um menino arisco, desconfiado, rebelde e durante  história tive sentimentos bipolares quanto á ele, não sabia se odiava ou se amava esse garoto, mas no decorrer da história cheguei a refletir se não teria tido as mesmas atitudes que ele (pois como ele tenho mania de agir sem pensar). Criado com a mãe e a avó na favela de Santa Marta localizada no Corcovado ,um certo dia, quando estava de vigia , Hugo recebe um estranho pacote com uma carta de admissão para o colégio de Magia e Bruxaria Nossa Senhora do Korkovado. Lá Hugo faz amizades, enfrenta diversos conflitos e problemas por causa de seu temperamento difícil e é isso que te faz devorar o livro sem querer parar nem por um segundo.

Fiquei encantada também pela construção dos personagens, te passam uma sensação de se como eles realmente existissem, além de muito originais e com uma personalidade muito bem criada. A história não tem enrolação e os fatos não demoraram pra acontecer, o que faz o livro ter uma leitura gostosa e nada cansativa.

A Arma Escarlate é uma ótima leitura , cheio de ação, conflitos e empolgação. Não é nada parecido com Harry Potter, aliás é totalmente ao contrário. E indico principalmente pra quem procura um bom livro nacional ,escrito por uma autora incrível.

LEIA TAMBÉM

0 comentários