Como despertar na criança o interesse pela leitura?

quinta-feira, setembro 08, 2016


Esse é um dilema bem complicado, como despertar na criança o interesse pela leitura? Não é uma tarefa muito fácil já que vivemos uma era tecnológica onde as crianças se interessam muito mais por jogos, vídeo games, tablets e celulares do que por livros. E o incentivo dentro de casa é ainda menor, porque nós mesmo esquecemos da importância da leitura para uma criança.

Por isso no post de hoje separei algumas dicas pra ajudar você a despertar o interesse do seu filho, irmão, primo e etc, por livros. Essas dicas deram certo pra mim, com meu irmão que tem 11 anos e não lia quase nada e estava com uma dificuldade imensa na escrita de algumas palavras, e pode dar certo pra você também. Então vamos lá?

COMECE COM LIVROS CURTOS E DIVERTIDOS.

Acredite não dá nem um pouco certo dar uma "bíblia" logo de cara para o seu pequeno ler, porque se ele não tem interesse vai ser pior ainda se ele se deparar com um livro grosso demais. Comece com um livro de poucas páginas, com uma capa interessante e divertida que chame a atenção dele. Um exemplo é o livro Diário de Um Banana tem a capa super divertida e nome bem chamativo, um livro não muito grande e que tem uma leitura agradável e várias ilustrações. Vejam:


O livro tem um formato de diário (óbvio) mas a letra é bem fácil de entender, só não recomendo pros pequenos que em fase de alfabetização, pois podem apresentar um pouco de dificuldade.


Páginas do livro Diário de Um Banana/Imagens retiradas do Google.
PROCURE SABER DOS INTERESSES DELE OU DELA.

É muito importante procurar saber os interesses da criança, isso ajuda você a escolher melhor o que ele iria gostar e o que vai lhe chamar a atenção, por exemplo, uma tendência agora entre os garotos e até garotas (tenho uma priminha que adora hahah) gostam muito de um jogo chamado Minecraft, e é claro que as editoras não deixaram isso passar e há vários livros com essa tema por ai com historinhas baseadas no jogo, que eu achei bem legal e divertido.

Vale a pena também investir em livros de Youtubers nessa hora (apesar de eu não gostar muito), os Youtubers tem grande influência hoje em dia na garotada, e não tem nada de errado em usar disso para despertar o interesse da criança em ler. Procure saber que Youtubers, jogos ou desenhos que ele ou ela gosta e tente achar livros do tema. Vou deixar aqui alguns que provavelmente vocês podem usar:

Sequência Diário De Um Zumbi Minecraft.

 Diário de um Zumbi Minecraft segue a mesma pegada do Diário de um Banana, mas nesse o zumbi conta suas aventuras no cenário de Minecraft com os personagens do mesmo.

Vi esses livros fazerem muito sucesso entre as crianças na Bienal do Livro, pra quem ainda não conhece (duvido muito) elas são atrizes mirins do SBT, e é uma boa escolha para as meninas. E existem muitos outros parecidos nas livrarias é só pesquisar.
Literatura brasileira também é uma ótima sacada, existem vários autores maravilhosos como Ziraldo, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, entre outros.



FAÇA UM PASSEIO A UMA LIVRARIA OU BIBLIOTECA

É um ótimo estímulo visual para a criança, ver vários livros vai deixa-la, com certeza, encantada então procure uma livraria ou biblioteca legal e divirtam-se! É uma ótima oportunidade também para se divertir com seu pequeno (seja filho, irmão, primo, etc.) e de fazer um passeio diferente.


Livraria Cultura

Biblioteca Infantil Monteiro Lobato
INCENTIVE!

Depois de tudo isso, não esqueça de incentivar, sempre que puder pergunte sobre o livro que você deu, deixe ele contar a história e demonstre interesse em ouvir o que ele tem a dizer. Pergunte se ela não tem vontade de escrever a própria história ou criar desenhos baseados no que ele leu, leia ou veja tudo que ele criar, elogie e parabenize sempre que der. Isso é muito importante para que elas sintam prazer e vontade de ler cada vez mais.

Gostaram das dicas? Tem alguma que você usa que eu não citei? Conta pra mim nos comentários.

Beijão.


LEIA TAMBÉM

11 comentários

  1. Meu primo lê esses livros, isso despertou o gosto dele pela leitura sim :3

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros desde de pequena e cada vez incentivo mais meu sobrinho, para pelo post
    A indiquei seu blog no prêmio dardos bloggers Awards
    que seu blog continue assim criativo e com novidades sucesso
    https://raphapacha.blogspot.com.br/2016/09/premio-dardos-bloggers-e-awards.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal Rapha!
      Muuuito obrigada pela indicação, fiquei muito feliz <3

      Excluir
  3. Despertar o interesse por livros nas crianças hoje em dia realmente não parece uma tarefa fácil, mas crianças são surpreendentes, e com jeitinho dá para conquistá-las com uma boa leitura!
    Aproveito para avisar sobre a indicação do seu blog para o Prêmio, confere lá!
    http://motivospelosquaisestoufelizhoje.blogspot.com.br

    Abraçz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim é só ter paciência e claro ser muito atenciosa. Muito obrigada pela indicação, vou dar uma passadinha lá pra conferir!

      Excluir
  4. Eu sempre amei ler! Os primeiros livros que li foram contos de fada, desses que tem Lucas paginas e as frases são curtas. Ganhei assim que aprendi a ler e nunca mais parei de ler. Outro livro que marcou minha infância foi o menino maluquinho, amaaaava esse livro vivia com ele pra cima e pra baixo! Amei o post! ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amaaava O menino Maluquinho também! hahah

      Excluir
  5. Ahhh adorei as dicas! Eu gostaria que toda criança pudesse ter esse tipo de incentivo, certamente o mundo hoje seria muito melhor! <3
    Quando eu era criança eu lia muito os livros do Ziraldo e os da Vaga Lume!
    Bjs!!

    Paola Costa
    http://www.negavaidosa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que tema maravilhoso <3
    Minha neném tem 1 ano e 7 meses e dei uma Bíblia pra ela sim haha
    Mas aquelas Infantis sabe? Cheias de desenhos e figuras mas também com histórias lindas.
    Amei seu post e com certeza vou compartilhar :)
    Se todos os pais fizessem o mesmo, para incentivar as crianças desde pequena nosso mundo seria diferente hehe
    Beijinhus e muito sucesso!

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
  7. Sou bibliotecária e fiz algumas aulas de mediação de leitura, e isso ajuda demais a despertar o interesse em leitura! Vi esse resultado em SALA DE AULA, com pessoas com mais de 20 anos! Foi incrível! Os livros da Editora Jujuba são muito conhecidos no meio infantil e excelentes para fazer essa mediação!

    A mediação é basicamente faz a criança interagir com o livro. Contar a história e fazer perguntas durante a contação, estimulando a criança, e depois da leitura propor uma atividade. Ex: tem um livro chamado O Casaco de Pupa que fala sobre medos. No final da leitura, perguntar para a criança quais são os medos dela, e dependendo da resposta falar "ih, igual da fulana no livro", sabe? É uma atividade bem gostosinha <3

    www.buongiornodanielle.blogspot.com

    ResponderExcluir